APÓS PRESSÃO, EBSERH CONCORDA COM PAGAMENTO DE INSALUBRIDADE E AVANÇAR NAS NEGOCIAÇÕES
Com a luta dos servidores, a assinatura do tão almejado Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2023 da Ebserh ficou mais próxima.
A direção da empresa concordou em manter as regras do cálculo da insalubridade e abriu espaço para que as negociações avancem em reunião realizada em Brasília, nesta terça-feira (12), que teve a presença do SindsepES e entidades nacionais representativas dos empregados.
“O ACT precisa conter a reposição da inflação, que se encontra na casa dos dois dígitos, com elevados aumentos nos preços do gasolina e gás, por exemplo. Não pode acontecer um acordo que deveria, ainda, garantir algum benefício para o trabalhador, ter perdas de direitos”, reivindicou o presidente do SindsepES, Carlos Chácara, durante a reunião com a gestão da empresa, por meio do diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Augusto Barbosa.
Em busca de proposta única, que será apresentada na empresa na próxima semana, os empregados realizam neste sábado (16), às 16 horas, a plenária nacional. A expectativa é alcançar consenso para aprovação do ACT que enfrenta impasses há pelo menos três anos. Para os trabalhadores do país, mudanças no pagamento da insalubridade e reajustes diferenciados sempre foram pontos inegociáveis para firmar o ACT.
A direção da Ebserh se comprometeu a levar a proposta dos empregados para análise da Sest e dar um retorno aos empregados até o dia 28. O entendimento da empresa de que insistir na alteração das regras de insalubridade não traria avanços foi uma conquista muito importante da categoria, que luta para que nenhum direito adquirido seja retirado. A categoria busca ainda reajuste linear de 100% da inflação do período para todos os empregados e empregadas, estendido aos benefícios, incluindo retroativo.
“Nosso desafio agora é construir uma proposta unificada que possa finalmente buscar a solução dos conflitos instalados nesse processo exaustivo de negociação. Vamos em frente”, avaliou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva. Antecedendo a reunião com gestão da empresa, uma preparatório foi realizada com os dirigentes sindicais.
A mobilização e unidade dos empregados da Ebserh neste processo foram fundamentais para assegurar avanços e ainda continuam importantes até que se possa construir um acordo justo para todas e todos os empregados da Ebserh. O SindsepES, juntamente com a categoria e demais sindicatos, não desistirá da busca pelos direitos dos companheiros e manterá o processo de mobilização até o entendimento com os empresários.
Juntos somos mais fortes!