Entidades representativas dos servidores públicos pressionam o Congresso Nacional para a derrubada do veto que congela salários
Servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal organizam um movimento para a derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro no projeto de ajuda financeira aos estados e municípios, que tiveram como consequências o congelamento de salários dos servidores e a suspensão de concursos.
Entidades que juntas representam aproximadamente 12 milhões de empregados públicos marcaram para esta quinta-feira (02/07) a entrega de uma carta aos parlamentares cobrando a derrubada dos vetos. Nela, as entidades reforçam que novos elementos devem ser postos para que esta decisão seja tomada com consciência e responsabilidade. O grupo questiona se é justo “reduzir o salário” de quem está na linha de frente da batalha contra a doença e aponta outras alternativas para superação da crise.
Entre as alternativas estão a taxação de grandes fortunas e heranças, além da revogação do Teto de Gastos (mecanismo de controle dos gastos públicos federais incluído na Constituição em dezembro de 2016), a suspensão do pagamento juros da dívida pública e o cancelamento do projeto de entrega das empresas estatais ao capital privado.