GOVERNO APRESENTA PROPOSTAS PARA AUMENTO DE SALÁRIOS E ALIMENTAÇÃO
Após a primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente os servidores, o Governo Federal apresentou propostas aos trabalhadores em relação ao aumento dos salários e do auxílio-alimentação, além de outros itens reivindicados para análise dos companheiros.
Em relação aos salários, foi proposto um reajuste de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março deste ano. Para o benefício, o aumento de 43,6%, referente à variação acumulada do IPCA (fevereiro/2016 a fevereiro de 2023). Daí passaria de R$ 458,00 para R$ 658,00.
Sobre as pautas não remuneratórias, será revisada a Portaria nº 10.723, que trata da redistribuição de cargos efetivos na Administração Pública Federal, o diálogo das Instruções Normativas nº 02/2018 e nº 54/2021 com as entidades; a gestão junto ao Congresso Nacional para a retirada da PEC-32/2020 e a retomada das Mesas Setoriais.
E ainda, para os pleitos e proposta para o ano que vem, até o mês de maio de 2023 a Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho (SEGRT), apresentará proposta de funcionamento da Mesa Nacional de Negociação do Sistema Único de Saúde, além do calendário de discussão dos demais itens da pauta de reivindicação dos sindicatos.
A Mesa de negociação com as entidades de trabalhadores foi instalada no dia 16 de fevereiro e contou com a participação de entidades representativas dos servidores e 9 ministros e secretários da República.