Notícias

Nota de repúdio

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Espírito Santo (Sindsep/ES) repudia veemente a série lançada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), intitulada “Ebserh te Ajuda”, que tenta ridicularizar de forma desrespeitosa, descabida e insana o trabalho desempenhado pelos servidores públicos da área de saúde, muito deles, na linha de frente de combate à Covid-19.

Ferindo os princípios coletivos das adequadas relações de trabalho, nas ilustrações da publicação de responsabilidade da Ebserh, os trabalhadores são caracterizados desempenhando atitudes inapropriadas, generalizando a imagem dos servidores públicos como se todos descumprissem suas obrigações.

No episódio 1, “Deveres e Obrigações”, sugere que servidores apenas se mantêm em busca de seus direitos e desconhece seus deveres. Já no episódio 2: “Descumprimento das determinações da chefia imediata” busca rotular uma companheira que não atende a solicitação do superior hierárquico, preferindo responder a um e-mail pessoal, do que atualizar as informações dos prontuários de clientes.

Essa caracterização sugere, inclusive, a assédio moral por meio da chefia da Ebserh. Em um total absurdo, é explicita a tentativa de ridicularizar os trabalhadores, por meio de falas ingênuas e infantilizadas.

A publicação que é encaminhada aos e-mails em linguagem chula, agressiva e intimidativa tem provocado desconforto e constrangimento aos servidores públicos. Inclusive, pode ser parte de uma tentativa nefasta em nível nacional de descrédito e ridicularização da imagem do trabalhador neste período em que é discutido o ACT da categoria, que tem na insalubridade o principal ponto. Atualmente, o cálculo para o pagamento é feito sob o salário base, mas a empresa, de forma desrespeitosa, quer alterar para o salário mínimo, levando prejuízos aos trabalhadores, o que gerou um impasse na negociação e a levou para o dissídio coletivo.

Além da intimidação por meio da insanidade deste veículo de comunicação, repudiamos esta manobra da empresa que não valoriza o trabalho desempenhado pelos servidores, inclusive vem cometendo nos últimos tempos várias irregularidades que têm gerado ações judiciais, por parte do Sindsep-ES, em defesa dos direitos dos companheiros.

Manteremos um processo de luta constante, por meio de mobilizações para que os interesses do patronato não prevaleçam perante a intimidação dos trabalhadores.

Não toleraremos mais nenhum desrespeito, chacota, assédio a nenhum servidor público federal. A Ebserh tem que parar.

Fim do assédio moral e respeito a imagem e trabalho desempenhado pelos servidores públicos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo