Sindsep-ES apresenta denúncia contra a CONAB junto ao Ministério Público do Trabalho
O Sindsep-ES, preocupado com a ameaça de demissão em massa dos trabalhadores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), denunciou a companhia sobre irregularidades a respeito da nova estrutura organizacional que a empresa tenta implantar. Infelizmente, por meio de notificação ao Ministério Público do Trabalho, a Conab se manifestou sem transparência em relação as informações referentes ao processo de reestruturação, respondendo aos termos sem profundidade técnica ou qualquer documentação comprobatória.
O Sindicato não se dá por satisfeito e lutará pelos trabalhadores da Conab, que se manifestaram com inúmeras solicitações ao sindicato, adotando todas as medidas cabíveis para que o órgão demonstre total transparência acerca desse projeto e para impedir qualquer prejuízo aos trabalhadores.
Denunciamos também que a coordenação do grupo de estudo desse preocupante projeto de reestruturação é composta, em sua maioria, por detentores de cargo em comissão. A coordenação não tem conhecimento técnico aprofundado no que se refere a realidade da corporação, frente as obrigações estatutárias, dentre outras atividades demandadas.
De acordo com a denúncia do Sindsep-ES, “a CONAB não está cumprindo com a obrigação constitucional inerente ao princípio da legalidade, bem como não está respeitando a função do controle externo exercido pela vereança”.
A denúncia requereu ainda que o Ministério do Trabalho instaure inquérito civil para apuração e fiscalização da Proposta de Implementação da Nova Estrutura Organizacional da Conab, especialmente pelo fato de ter sido elaborada sem a participação dos empregados do quadro efetivo da Conab. São eles que detêm o maior conhecimento das atividades desenvolvidas na instituição.