Notícias

Sindsep-ES repudia descaso da Gazeta com profissionais da saúde

O Sindsep-ES torna público o seu repúdio ao descaso e menosprezo com o qual foram tratados os profissionais de enfermagem e fisioterapeutas, além de outras categorias de trabalhadores da área da saúde, em matéria veiculada no portal GazetaOnline, que ignorou o papel desses profissionais na realização das manobras de pronação, aplicadas para melhorar a capacidade respiratória de pacientes. O Sindicato já enviou uma nota à redação do jornal, exigindo que seja feita a correção da matéria com o devido destaque à importante atuação dos demais profissionais da saúde.

​Na referida matéria, o jornal deixa transparecer, implicitamente, que a técnica de prona é um procedimento exclusivamente realizado por médicos, principalmente ao dizer que pode ser feito por uma equipe de 5 pessoas, sem citar quais são as categorias profissionais capacitadas para tal. A prona é uma técnica de equipe, que depende de vários tipos de profissionais, entre os quais enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, que devem ser extremamente capacitados, haja vista o alto risco de realização da manobra.

​A forma como o procedimento é retratado na reportagem demonstra um elevado grau de desrespeito às demais categorias de profissionais da saúde, que além do menosprezo a eles dispensados pelo jornal, já sofrem bastante com a desvalorização contínua por parte dos governos de todas as esferas de poder, a falta de equipamentos de proteção individual, as condições de trabalho precárias e o descaso em relação aos direitos, além do excesso de jornada de trabalho, já que muitos precisam se redobrar em dupla e tripla jornada para garantir um salário digno.

​Em razão do grande alcance do portal GazetaOnline, o Sindsep-ES considera que deve haver por parte dos responsáveis pela produção e publicação do conteúdo mais responsabilidade com o tipo de informação que é levada até as pessoas e, sobretudo, mais respeito ao trabalho realizado por esses profissionais, que é de extrema importância, principalmente em meio a crise sanitária que estamos vivenciando.

Todos os profissionais de saúde, sem exceção, exercem funções essenciais e necessitam, para tanto, de serem respeitados e valorizados, por isso, mais uma vez, pedimos que a matéria seja mais clara sobre a forma como a manobra é realizada e quem são os profissionais capitados para realiza-la.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo