Vigência do ACT da Ebserh é prorrogada até dezembro com garantia de cláusulas sociais
Na reunião da última segunda-feira (6), a representação dos empregados públicos e a Ebserh acordaram a extensão das cláusulas sociais do Acordo Coletivo e suspensão da negociação até o fim de 2020, tendo-se em vista a dificuldade de realizar as reuniões de negociação durante a pandemia e de negociar o reajustes de vencimentos, que dependem da derrubada dos vetos presidenciais que congelaram os salários até 2022.
Apesar do desdobramento da negociação não ser exatamente o que a categoria esperava, foi o possível e mais adequado a ser estabelecido em acordo, em razão da conjuntura enfrentada no momento, afinal a maior a preocupação dos empregados públicos hoje não é o Acordo, mas, sim, salvar a vida dos trabalhadores e dos cidadãos que recorrem aos Hospitais Universitários.
Para o Sindsep-ES, a resolução da reunião é positiva, uma vez que está prevista a vigência das cláusulas sociais – em contrapartida, os empregados não podem realizar greves –, que poderiam ser perdidas, caso a negociação fosse suspensa sem essa garantia. Além disso, a suspensão das negociações permite à representação dos empregados públicos de ganhar tempo para mobilizar a base e definir novas estratégias.